terça-feira, 29 de setembro de 2015

O que sabemos sobre a famosa chupeta?


Dar ou não dar ... chupar ou não chupar ?!
 
Eu assino uma revista aqui que se chama AMERICAN BABY e lendo estes dias achei uma reportagem sobre a chupeta com cinco fatos sobre o uso e eles dizem se é verdadeiro ou falso e achei propício traduzir a reportagem.
(revista outubro de 2015, reportagem de Nicole Caccavo Kear).
 
Eu já pensei sobre isso e cheguei a conclusão de que se meu baby quiser eu vou dar!



Vamos para a reportagem e os fatos! (A tradução é livre)
 
1 - Chupeta reduz o risco de morte súbita
 
> VERDADEIRO
 
Alguns estudos confirmam que reduz mesmo o risco de SIDS (Sudden infant death syndrome) devido ao movimento contínuo que o bebê faz para chupar a chupeta e, com isso, deixa a entrada de ar aberta, além de fazer com que o bebê tenha um sono mais leve não permitindo que o sistema respiratório pare. Essa síndrome geralmente ataca bebês menores de um ano enquanto dormem.
 
2 - Quem amamenta o recém-nascido jamais deve dar chupeta
 
 > FALSO
 
Não existe a confusão na cabeça deles do peito e da chupeta. O importante é o bebê estar saudável, ganhando o peso certo e sendo amamentado corretamente. A dica que dão é que se o bebê chora com fome, não é para dar a chupeta, claro! Muitas pessoas acham que o choro é manha ou sono e acabam dando a chupeta para acalmar o bebê quando na verdade ele só quer mamar.
 
3 - Chupetas causam problemas dentários
 
> FALSO
 
Nos primeiros dois anos de vida não tem nenhum efeito comprovando esta afirmação. A boca da criança é maleável e qualquer mudança que a chupeta causa em sua boca pode ser corrigido por ela mesma. Quando mais velho pode sim causar problemas como os dentes não se alinharem corretamente. Não é só a idade que conta mas quão forte ele chupa a chupeta. Quanto menor a pressão, menos danos causa para os dentes da frente, sendo assim ele pode chupar até os 3 anos sem causar qualquer problema. Caso contrário, com 18 meses o bebê já pode mostrar problemas com a mordida. 
 
4 - Chupar chupeta pode aumentar o risco de infecção de ouvido
 
> VERDADEIRO
 
Bebês que usam chupetas com mais idade tem mais chance de desenvolver a infecção do que os bebês que param até os 6 meses. Alguns médicos dizem que isto ocorre porque chupar a chupeta muda a pressão do ouvido. Não existe um estudo que confirma isto, mas se o bebê já tem problema com infecções é melhor evitar o uso da chupeta.
 
5 - Você precisa higienizar a chupeta frequentemente
 
> VERDADEIRO
 
Chupeta acumula fungos e bactérias, por isso é importante sempre lavar bem e esterilizar. É recomendado lavar com água quente e sabão uma vez ao dia e sempre que cair no chão. Além disto, se for guardar, guarde limpa e em sacos com zíper para vedar melhor a entrada dos germes. Uma outra dica é sempre comprar novas chupetas e ir jogando as mais velhas fora.





E aí, qual a opinião de vocês?!
 
Acham que vale a pena investir em uma chupeta para o recem-nascido?!
 
 
Beijinhos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário