quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vida saudável

Quando eu pensava nos Estados Unidos, as primeiras coisas que vinham a minha mente eram os sanduiches, as batatas fritas, as cocas gigantes, os chips enormes e muitas outras gostosuras que via em filmes. Quando descobri que vinha morar logo aqui, eu que sempre fiz dietas e tinha problemas com a balança, desesperei. E quando pisei aqui, resolvi que ia experimentar tudo e descobrir o mundo mágico dos supermercados e restaurantes.

E foi um sonho. Pacotes e garrafas enormes. Restaurantes com porções absurdas do tipo que você come até explodir e ainda sobra pra levar pra casa. É realmente o paraíso este lugar pra quem gosta de comer. E eu me permiti essas loucuras.

Aí, 3 meses depois que me mudei pra cá fui ao endocrinologista para meus exames de rotina. E eu disse a ele que queria emagrecer. Aí ele me deu a solução! Me disse pra ter um caderninho o dia todo comigo e ir anotando tudo o que eu como, a hora, a quantidade e depois procurar na internet quantas calorias. No final do dia eu somaria tudo e teria um balanço do dia.

Comecei já no dia seguinte e foi uma decepção atrás da outra. O site que uso para os cálculos é Dieta e Saúde. As vezes eu tinha vontade de comer alguma coisa, que era o que eu geralmente comia, e quando eu via quantas calorias tinha eu desistia. Não queria que meu caderninho 'pesasse'. E como sempre fui extremista comecei a passar fome! Desistia de comer pra não anotar nada e achava que seria o caminho mais fácil.

Aí veio a luz!!!! (e o maridão sempre palpitando). Vou trocar o que é calórico pelo que não tem caloria ou tem pouca e me alimentar de 2 em 2 horas. E não foi fácil mas me fez super bem! E além da alimentação saudável e regulada, é importante pra uma vida equilibrada praticar atividade física. Sei que está todo mundo cansado de ler isto, mas é a mais pura verdade. Se você não tem tempo ou tem preguiça, faça qualquer coisa 30 minutos por dia, que é o que eu tenho feito, porque também sou preguiçosa e nunca gostei de malhar. Então, pra não me matar e ficar entediada indo 3 vezes por semana e ficando horas, eu vou todo dia de segunda a sexta, e só por 30 minutinhos.

O melhor aparelho que já vi até hoje é o elíptico. É um aparelho mágico. Eu perco em média 270 calorias em 30 min. Ouvindo música e vendo TV passa super rápido!

Tudo fica bom quando a gente se sente bem, não é?!

É um aparelho que não me cansa e não força muito meus joelhos (tenho tendinite nos dois).




Outras coisinhas que tenho feito pra me ajudar: 

- A bendita água de berinjela. E ela realmente funciona e ajuda! Eu tomo o primeiro copo do dia em jejum, antes do café da manhã. Esquento 30 segundinhos no microondas porque de manhã é bom coisa quente. Depois tomo mais 2 copos dela. Um antes do almoço e um antes do jantar. Ela é diurética e corta o apetite. Eu ainda coloco limão pra acelerar o processo. Eu conferi algumas coisas sobre a água neste link abaixo, mas a receita eu já sabia porque já tomei algumas vezes com minha mãe.


- Faço os 30 minutos de academia e na volta eu tomo o famoso suco verde! Eu faço com aipo, espinafre, hortelã, gengibre, maçã e abacaxi. A dica é colocar bastante hortelã que refresca e corta o gosto forte das outras coisas. E o abacaxi eu achei um docinho aqui e super adoça meu suco. Não coloquem açucar ou adoçante. A ideia é desintoxicar e acelerar o metabolismo! Ahhhh, eu não uso peneira, eu tomo o suco com os pedacinhos mesmo. E eu também não tenho medidas exatas de cada coisa. Mas coloco bem pouco já que tomo um copo só.



- Algumas vezes eu troco o café da manhã ou o jantar pelo shake. Eu já fiz isso com Monavie e Herbalife. Funcionou super bem os dois pra mim. Meu marido achou este no supermercado e é muito gostoso. Eu bato ele com banana e leite de amêndoas. Me sustenta e o gosto de chocolate não me faz querer outro chocolate pra sobremesa. Mas não faço todos os dias pra não enjoar e até porque não estou neurótica querendo ficar feito tábua de passar. 

Geralmente para almoço e janta eu faço bastante legumes e um tipo de carne/frango. Não tenho feito carboidratos e quando faço é só um arrozinho básico pro maridão que já é malhado por natureza e não precisa de tanto controle, só por questões de saúde. E também capricho na salada.


 - Isto é o que tenho bebido durante o dia ou durante as refeições. É super saboroso e leve, nem parece diet e tem ZERO calorias. E os picolezinhos são minha sobremesa. Tem 30 calorias cada e esses vem com pedacinhos de fruta! Delícia Delícia. É morango, limão e abacaxi! (O de limão é um pouco sem graça).

E ainda, depois de cada refeição eu tomo um chazinho verde bem quente. Ajuda a quebrar as gorduras ingeridas e me faz sentir super bem durante o dia.

O mais importante é não desistir. E mais importante ainda é saber que dieta de segunda a sexta não funciona. Definitivamente. Todo mundo enfia o pé na jaca as vezes, mas tem que levar a sério porque não é pra ser dieta mais é pra ser estilo de vida. Porque dieta a gente fica no efeito sanfona pra sempre e feia e com pele sobrando. Se comprometa só com o que pode virar rotina e aí vai dar certo! 

* Uma dica de um site bacana pra saúde e pra exercício é o da Gabriela Pugliesi. Quando eu acordo com preguiça de malhar e querendo comer um pãozinho eu corro pro instagram dela e tomo vergonha na cara! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário