segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Diabete Gestacional - Teste de glicose na gravidez!




Já ouviram falar deste exame de glicose feito na gravidez?!

Eu precisei fazer na semana 25 de gestação e contei tudo no diário de gravidez e no Snapchat. (Os dois vídeos no Youtube). O recomendado é fazer entre as semanas 24 e 28.

A diabete gestacional é o alto nível de açúcar no sangue que algumas mulheres adquirem durante a gravidez. Esta condição é a mais comum na gestação atingindo entre 2 e 5% das grávidas. Como não existe um sintoma definido, a diabete gestacional só consegue ser detectada através deste exame.

Se você já tiver diabetes não será necessário realizar este exame, pois sua condição já estará sendo monitorada, apesar do cuidado ser muito maior durante a gestação.

Vou contar um pouco como funciona.




O médico me deu uma garrafinha com o líquido doce para fazer o exame. Levei para casa e deixei na geladeira até o dia do exame. Quando voltei no consultório, tomei este líquido 30 minutos antes de chegar lá (e eu precisava tomar em 5 minutos para não perder o efeito) e eles só tiraram meu sangue. Foi super simples e rápido e dois dias depois já saiu o resultado.

O líquido é bem doce e me deixou bem enjoada e com um pouco de dor de cabeça. O apetite demorou a chegar depois do exame, também.

Eu não precisei ficar em jejum. Minha consulta era as 10 da manhã e eu tomei café as 8:30. Quando foi 9:30 eu tomei o líquido e cheguei pontualmente no consultório dando os 30 minutos exatos para realizar o exame.

Eu estou muito bem e meu exame veio com as taxas normais! 

Caso dê positivo o controle deverá ser feito por um nutricionista e pelo médico de diabetes. Eles irão controlar as taxas durante a gestação, além de criar uma dieta específica para o seu caso.

Beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário