quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O segredo do sono do bebê - Revista American Baby -


Mais uma reportagem interessante que vi na revista American Baby que já contei para vocês que sou assinante.
Dessa vez o assunto é o sono do bebê. Alguns passos que ajudam nessa tarefa que parece ser muito árdua para alguns pais. Como estou grávida ainda não sei como vou fazer ou como vai ser, mas sempre leio vários textos sobre o assunto e vejo que existem vários pontos de vista.
Vou traduzir, livremente, a reportagem e colocar aqui as 10 estratégias que realmente funcionam (de acordo com a matéria).
(Revista American Baby - reportagem de Virginia Sole-Smith - Abril 2015)
São 3 da manhã e seu filho está chorando. Você deveria tirá-lo do berço e ninar de novo? Deixar chorando mas ficar sempre checando? Amamentar? O objetivo da reportagem é mostrar que é possível criar uma rotina saudável para a criança dormir bem e não dar trabalho durante as madrugadas.
Existe hoje o profissional de coach do sono que pode tanto orientar online essa jornada como passar algumas noites na sua casa para acompanhar de perto o processo. Os valores aqui nos EUA variam de $50 para uma consulta online até $3500 para passar a noite na sua casa (valores em dólar).
Vamos então as dicas básicas do processo.
1 - Criar um comum acordo
Tanto o pai quando a mãe devem estar unidos no objetivo de conseguir colocar o filho para dormir e saber o que fazer quando as coisas não saem como planejado. Precisa existir coerência para não deixar a criança confusa caso haja troca de funções do tipo cada dia é um que coloca ele para dormir.
2 - Não atenda muito rápido
Nem todo som que o bebê emite é de que há algo errado, as vezes ir toda hora checar só piora a situação. Fique de olho na babá eletrônica (caso tenha uma) e perceba que se o bebê só resmunga com os olhos ainda fechados ele vai voltar a dormir rápido. Se alguma coisa estiver errada você vai notar pelo volume do choro e ele será constante. No primeiro caso, em pouco tempo ele tende a ficar calminho de novo.
3 - Não faça comparações
O que ajuda uma família pode ser que não cause nenhum efeito na sua. Este profissional quando cria uma rotina ele analisa o temperamento do bebê, dos pais, as personalidades e o estilo de vida que levam. Cada caso é um caso e devem ser tratados isoladamente.
4 - Comece uma rotina noturna
Pode não fazer nenhum efeito enquanto seu filho é recém-nascido, mas depois de um tempo você vai sentir a diferença de sempre ter seguido uma rotina. Um dia vai compensar. Uma das dicas do profissional é diminuir a luz do ambiente uns 30 minutos antes da hora normal de dormir para baixar o nível de cortisol e ajudar o bebê a pegar no sono mais rápido. Outra coisa é dar um banho bem relaxante, dar de mamar, contar história ou cantar uma música. Mas isto precisa ser rotineiro. Todas as noites deverá ser do mesmo jeito e sempre na mesma hora porque quando ele for maiorzinho e você começar a rotina da noite ele já vai entender que está chegando a hora de dormir e não vai criar problemas.
5 - Fique atenta aos sinais de sono
As vezes os pais chegam do trabalho querendo brincar e aproveitar um tempo com o filho, mas as vezes eles já estão querendo dormir. Segurar o filho por muito tempo a noite não é saudável. O profissional sugere que um bebê de 3 a 6 meses não durma muito depois das 7h da noite. Nesta fase é mais importante a qualidade do sono do que a quantidade.
6 - Faça das sonecas uma prioridade
A rotina das sonecas ajudam muito no sono da noite. O bebê que não dorme durante o dia fica hiperativo durante a noite e não consegue pegar no sono. Bebês menores de 6 meses precisam de 4 a 5 sonecas durante o dia e maiores que isto de 2 a 3.
7 - Acompanhe as refeições
Alimentar/amamentar regularmente durante o dia ajuda no sono da noite porque a criança não fica faminta e querendo peito/mamadeira toda hora durante a madrugada.
8 - Acontecimentos e pequenos contratempos
Dente nascendo ou resfriado não podem ser razões para não manter a rotina já criada. Um dia ou outro cuidando e dando mais carinho não vai fazer com que a criança perca tudo o que já aprendeu, mas é importante voltar para a rotina o mais rápido possível.
9 - Acredite no seu bebê
Os bebês mais sensíveis vão precisar de mais atenção e esforço. Eles estão sempre alertas com o que está acontecendo a sua volta e tendem a dormir 'picado' por conta disso. Não é impossível mas vai dar um pouco mais de trabalho até ele se acostumar com a rotina.
10 - Não duvide de si mesma
Não é egoísta da sua parte querer dormir um pouco mais. As mães que dormem bem e estão descansadas cuidam melhor do bebê, já que estão mais alertas, comenta o profissional. Uma mãe mais feliz resultará em um bebê mais feliz!
Espero que tenham gostado da reportagem. Comentem aqui embaixo o que funcionou e funciona para vocês. Nem todas eu concordo totalmente mas no fundo todas fazem sentido! É importante não ser extremista e entender que o que todo bebê e toda criança precisa é amor e carinho. O resto a vida ensina!
Beijinhos e até o próximo post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário